Como aliar inovação e humanização sem perder relevância nas marcas?
- Flavia Brito
- 20 de fev.
- 3 min de leitura
Temos vivido a era da tecnologia. A realidade virtual, inteligência artificial, CGI, SEO e tantas outras inovações tecnológicas já não são mais novidades e fazem parte da realidade do mercado corporativo. A grande questão é: como introduzi-los à nossa empresa - o que, consequentemente, impactará no fluxo da nossa comunicação bem como do nosso relacionamento com os clientes, mas sem perder a nossa essência de marca?
Acreditamos que a essência da marca é a base. E, ainda mais com tantos mecanismos que nos facilitam no desenvolvimento de conteúdos, criação de campanhas e/ou na prospecção e fidelização do cliente, o consumidor busca por transparência, verdade e autenticidade.
As marcas que souberem transmitir a sua identidade, construirão uma base sólida de clientes que se identificam com o negócio, que concordam e vivem alinhados com os valores e crenças que a marca transmite, e que se tornam fatores de decisão de compra.
Por isso, para uma marca se manter relevante no mercado atual e futuro, é preciso saber responder a grande questão dos tempos modernos: como aliar a inovação e manter a sua essência? Esse é o segredo.

Acreditamos que uma narrativa de aproximação, trazer o público para mais perto da marca, é um grande aliado estratégico. Mas claro, sempre deve ser pensado no posicionamento da marca em questão para entender a dosagem e a maneira de abordar tal estratégia.
Desde conteúdos que imerjam no dia a dia da marca, mostrando processos de produção, como a Jacquemus faz com frequência. Como os dois exemplos a seguir: com o uso das tecnologias para trazer um bastidor com toque de surrealismo, aqui, ou trends, como o uso de ASMR, aqui.
Outra excelente estratégia é o uso das pessoas por trás das marcas, como a Louis Vuitton faz muito bem ao trabalhar seu o diretor criativo feminino, Nicolas Ghesquière, em colaboração nas redes sociais. Por exemplo, nesse vídeo, ele apresenta, em uma conversa intimista, com angulação de câmera bem próxima, sobre o seu processo criativo para o sapato em questão.
Essas são ferramentas e estratégias poderosas que aliam a tecnologia, a inovação, mas mantém a essência individual de cada marca, ao mesmo tempo que traz o consumidor para mais perto. O envolvimento emocional entre marcas e clientes se tornam essencial em um mundo competitivo e com tantos avanços e mudanças ágeis da tecnologia.
Aproveitamos, também, para exemplificar com casos aplicados na Envolvì: o uso de CGI para lançar novidades das marcas, como nesse vídeo e nesse vídeo. Edições elaboradas para captar a atenção do consumidor e despertar desejo, ao mesmo tempo que o envolve com a produção do produto: aqui.
Acreditamos que as marcas que souberem se adequar às novidades, mas manter a sua essência, e expandir o negócio colocando o cliente como centro do seu modelo de negócio, são as marcas que conseguirão perpetuar e se manter relevantes no mercado!
Profissionais altamente capacitados de branding, são especialistas em diversas áreas que os possibilitam estar antenados às diferentes inovações, mas sempre mantendo o seu olhar atento à identidade da marca, como um verdadeiro guardião. Por isso, escolher ter profissionais de branding caminhando ao lado do negócio é uma mais valia para as empresas que desejam manter seu nome e reputação em um mercado tão volátil.
Comments